De onde surgem as oportunidades de negócios sustentáveis?

 In Negócios sustentáveis, Ponto de Contato

“A maioria, provavelmente, de nossas decisões de fazer algo positivo (…) só pode ser tomada como resultado do espírito animal – uma vontade espontânea de ação ao invés da apatia, e não como o resultado de uma média ponderada de benefícios quantitativos multiplicado por sua probabilidade quantitativa”

 

(John Maynard Keynes, 1883 -1946)

Empreender não é algo fácil, envolve inspiração, transpiração e depende não só de uma expectativa matemática, mas também de um otimismo espontâneo.  É o espírito animal que, em última instância, fornece o sinal verde ou vermelho para qualquer decisão que envolve risco. A matemática e a lógica econômica trabalham a serviço deste otimismo espontâneo e atuam como advogados de defesa e acusação, apresentando argumentos para a decisão final de um juiz.

Vamos aos argumentos a favor do ato de empreender: oportunidades de negócio surgem por meio de dois processos distintos, um relacionado a endereçar gaps de mercado e outro relacionado a encontrar comportamentos de consumo não revelados.

Em primeiro lugar, negócios florescem onde há um problema e uma demanda:

  • É o caso das agências de intermediação de diaristas e babás, que crescem devido ao problema de mão de obra e à demanda reprimida de mulheres que passam cada vez mais tempo fora de casa.
  • É o caso das cooperativas de reciclagem, que precisarão triplicar para viabilizar o aumento da escala de coleta e processamento de materiais recicláveis no Brasil.
  • É (ou era) o caso dos projetos de neutralização de carbono, que cresceram ao redor da expectativa de endurecimento das políticas e práticas de mitigação das mudanças climáticas.

Para estes casos, a linha argumentativa pró e contra se concentra na identificação de falhas de mercado, percebidas quando um ou mais atores com interesses comuns não conseguem maximizar suas utilidades econômicas. É o caso da babá e da mãe que precisam de uma agência para se conhecer, é o caso das empresas que precisam cumprir seus objetivos de reciclagem e não encontram cooperativas suficientes. A dificuldade deste tipo de empreendimento é lidar com a concorrência, uma vez que a oportunidade de mercado é aparente.

Em segundo lugar, negócios surgem da leitura correta de comportamentos não revelados:

  • É o caso do tablet, que converteu uma tendência de mobilidade e computação em nuvem em um aparelho eletrônico.
  • É o caso do desenvolvimento do grafeno, que converteu uma tendência de redução de peso e aumento de força em um novo material substituto ao aço plano.
  • É o caso da Korin que converteu uma tendência de saudabilidade na oferta de frangos orgânicos.

Para estes casos, a linha argumentativa pró e contra empreender se concentra no potencial de mercado a ser traduzido em ganhos econômicos, caso o comportamento não revelado se materialize. Se por um lado existem riscos maiores, o mesmo vale para o retorno. A sintonia com as expectativas da sociedade e a rapidez com que estes comportamentos são traduzidos oferecem aos empreendedores a possibilidade de liderar um novo mercado pelos primeiros anos, até que a concorrência acorde e consiga alcançar.

Não existe receita de bolo, empreender vai muito além de matemática e racional econômico. Mesmo quando a ideia é boa, muita coisa pode sair fora dos eixos. Entretanto, tudo começa com uma leitura correta do mercado, com o alinhamento com as expectativas maduras e emergentes da sociedade.  E isso é ao mesmo tempo o motor e o principal desafio para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. A insustentabilidade e a ineficiência são um prato cheio para o desenvolvimento de negócios. Negócios que enderecem os problemas atuais e estejam alinhados com a expectativa da sociedade, de hoje e do futuro.

 

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