Gestão da mudança climática e recursos hídricos na cadeia de valor

A Gestão Origami participou do evento de lançamento do Sumário Executivo com os resultados da edição Latinoamericana do Programa CDP Supply Chain. Em 2015 o programa incluiu também, além das informações sobre mudança climática, dados sobre a gestão de água na cadeia de fornecimento das empresas membro.

O sumário foi elaborado pelo CDP em parceria com a Gestão Origami, consultoria também responsável pela implementação da metodologia de scoring do CDP para a avaliação e orientação das empresas participantes do programa no Brasil.

A publicação traz as tendências e boas práticas com base nos resultados da edição 2015-2016 do Programa, permitindo aos participantes ampliarem seus conhecimentos e trocarem experiências em relação aos dois temas e seus impactos nos negócios.

Notamos que o relato de informações sobre água e mudança climática dos fornecedores para as empresas membro do programa melhora ano após ano. No entanto, grande parcela das empresas ainda possui um conhecimento  incipiente sobre as conexões de mudança climática e água com o negócio propriamente dito.

Em outras palavras, avaliamos a necessidade de se construir o business case, ou seja, quantificar financeiramente de que forma riscos e/ou oportunidades relacionados à gestão da água e do clima podem gerar impactos significativos em receitas, custos ou despesas.

O questionário do CDP fornece a possibilidade das empresas endereçarem este ponto. Algumas delas já estão fazendo e alcançando resultados significativos, como se pode ler no capítulo “Boas Práticas” do sumário executivo.

A publicação pode ser acessada em http://goo.gl/42BAqo.

Recommended Posts

Leave a Comment