CASES

CDP - DISCLOSURE, INSIGHT, ACTION

Parceria institucional para o combate à mudança climática

O DESAFIO

A mudança climática, a escassez de água e o desmatamento são desafios globais sem paralelo que exigem uma mudança sistemática na gestão do negócio, gerando pressões sobre as empresas para divulgação de informações corporativas sobre esses temas.

Atualmente os impactos da mudança climática não são mais uma preocupação de caráter exclusivamente ambiental, mas também como fator de geração ou proteção de valor sob demanda de investidores e na gestão de fornecedores.

A RESPOSTA

Em 2014, iniciamos nossa parceria com o CDP – Disclosure, Insight, Action para planejamento estratégico de longo prazo, e nos tornamos parceiros de score na avaliação das respostas das empresas aos questionários de Mudança Climática, Água e Florestas. O CDP possui um protocolo para coleta de informações por meio de questionários que geram insights para análise de informações sobre riscos, oportunidades e impactos ambientais para dois programas, de Investidores e Fornecedores. As informações do CDP estão disponíveis nos Terminais da Bloomberg, Google Finance, entre outras plataformas de informações financeiras.

Partes do todo

Ao longo desta parceria e de outros projetos de consultoria sobre mudança climática, desenvolvemos uma metodologia para quantificação financeira de riscos e oportunidades em mudança climática. A valoração dos riscos climáticos orienta investidores e empresas de capital aberto na avaliação dos riscos climáticos em toda sua cadeia de valor. Além disso, com a experiência que adquirimos com a avaliação de centenas de respostas aos questionários, realizamos treinamentos sobre a metodologia do CDP para fornecedores e apoiamos organizações a responderem aos questionários do CDP.

Promovemos também o engajamento nas questões de impacto das mudanças climáticas, água e florestas por meio do levantamento dos dados ambientais para uma compreensão dos insights que favorecem as tomadas de decisões em investimentos globais, gestão de ativos e aquisição de fornecedores.

OS RESULTADOS

Como resultado, foram mais de 500 avaliações de respostas aos questionários na América Latina, contribuindo para a divulgação ao mercado de informações ESG – Environmental, Social & Governance que refletem a efetividade da gestão dos recursos naturais.

Notamos um melhora significativa na abordagem dos pontos de dificuldade, tais como formas de relato e a quantificação financeira dos riscos e oportunidades, a conexão dos temas com a estratégia de negócio e a identificação dos riscos físicos da mudança climática, como também resultados excelentes nos aspectos mais tradicionais da gestão da mudança climática: inventários de emissão, metas e avanço no uso de energias renováveis.

Accredited Service Provider

Valoração dos riscos climáticos
Avaliação de riscos e oportunidades
Engajamento de Stakeholders
Resiliência e Adaptação
Estratégia em Mudança Climática

Reconhecimento

Valoração dos riscos climáticos