Mapeamento de inovações sociais e alinhamento com setores da indústria do Rio de Janeiro.
O papel das empresas no âmbito da sustentabilidade evoluiu muito ao longo das últimas décadas. Se no passado bastava às empresas serem ‘transparentes’ e ‘responsáveis’, atualmente a solução para os problemas socioambientais demandam inovação em processos, produtos/serviços e, principalmente, em novos modelos de negócio.
Soma-se a esta realidade movimentos recentes da sociedade em direção a uma nova economia, baseada em experiências em contrapartida ao ‘possuir’, em sistemas distribuídos ao invés de estruturas centralizadas, que enfatiza indivíduos e relações em oposição a sistemas e estruturas. A colaboração torna-se fundamental neste novo ambiente de negócio transparente e conectado.
Foi nesse contexto que Gestão Origami apoiou a FIRJAN no projeto “Inovação Social: novos caminhos para estratégias de negócios”, uma ação estratégica do Programa Indústria Criativa. O objetivo foi mapear negócios e inovações sociais que possuíssem interface com a indústria criativa e clássica para identificar oportunidades de atuação conjunta.